Make your own free website on Tripod.com
 
   Na WEB desde 03/03/2006

 

 

   
   

Computador CP500

 

Este é o CP500, lançado em abril de 1982 pela Prológica Ind. e Com. de Microcomputadores Ltda, utilizava o processador  Z 80A com velocidade de 2 MHz, possuia memória RAM de 48 Kbytes e memória ROM de 16 Kbytes e a resolução de sua tela era de 16 linhas por 64 colunas.

Foi um dos maiores sucessos de venda na sua faixa de mercado, o primeiro micro nacional compatível com o TRS-80 Modelo III, era um computador muito bom, pois possuía diversos periféricos e uma grande variedade de programas para as mais diversas aplicações. Apesar de estar na cor preta na foto acima, o CP500 era mais popular na cor bege.

Era montado em um console único, possuía seu teclado, monitor e uma unidade de disquetes integrados em um único gabinete feito de poliuretano, não possuia fios externos de conexão. Sua memória principal e os controladores básicos de entrada e saída de dados eram montados na mesma placa, ou seja, na sua placa mãe. Na parte traseira possuía um conector de borda (extensão à periféricos), uma porta serial (RS-223C) e uma paralela (impressora).

O monitor de vídeo, também integrado ao gabinete, é de 12 polegadas, em tela de fósforo verde. O formato da tela é de 16 linhas de 64 caracteres, podendo ser selecionado por software o modo expandido com 32 caracteres de largura dupla.No modo gráfico padrão, a resolução é de 128 x 48 pixels, com endereçamento individual por software, ou então 64 caracteres semi-gráficos e 160 caracteres especiais. Opcionalmente podia adicionar uma placa de controle gráfico de alta resolução (502 x 192 pixels, vídeo inverso e três tons de cinza).

O teclado é integrado à parte frontal do gabinete, é do tipo profissional, com 65 teclas e disposição QWERTY no bloco básico. Podia digitar caracteres maiúsculos e minúsculos, além de funções de controle de cursor, de tela, correção e entrada. Todas as teclas possuem função de auto-repetição. Há também um bloco numérico separado, adequado para digitação rápida de números. Na lateral direita do teclado numérico encontra-se em uma cavidade o botão de RESET do CP 500.

 

<<< Voltar

 

©2006 - Reserved®
http://members.tripod.com.br/baudainformatica/